Apesar de ter sido criado há quase uma década, o “BitCoin” é assunto bem atual, porém ainda estranho à muitos. Nosso objetivo é desmistifica-lo, explicando como funciona e quais suas vantagens e desvantagens.

Tratar o BitCoin como forma de pagamento virtual é o erro mais comum cometido pelos leigos – O BitCoin é dinheiro, um tipo de moeda como o Dólar ou o Real. Sua principal diferença é ser totalmente digital, intitulada como “Criptomoeda”.

Coin”, em inglês, significa moeda e o termo “bit” é usado corriqueiramente para indicar algo relacionado a computadores. Daí o nome dessa novidade que, por ser encriptografada, tem a mesma funcionalidade das notas de dinheiro em espécie: não tem como ser rastreada e se está em sua posse, você é o dono.

Mas como o BitCoin é moeda se eu não posso guarda-la na carteira?  Pode sim, mas em uma carteira virtual, tudo rodando e funcionando no mundo digital.

Como eu faço para comprar BitCoins? Basta realizar um cadastro em Software especializado, que será a sua “carteira digital”. Esse programa irá gerar um “código” que será, então, usado para comprar ou vender mais BitCoins ou para fazer transações como compra e venda espalhadas pelo mundo inteiro.

 Como são geradas as BitCoins? A emissão dessa moeda, diferentemente de todas as outras, não é controlada por um órgão central. Ela é produzida por milhões de supercomputadores mantidos por usuários chamados de “mineiros” e que emprestam a capacidade das suas máquinas para gerar a moeda e registrar as transações feitas por elas.

 Como as pessoas lucram com BitCoins? Seguindo uma regra geral de mercado, o valor da BitCoin varia de acordo com o binômio oferta x demanda. Como o número de pessoas usando essa moeda está crescendo cada vez mais ao redor do mundo, a cotação está a cada ano mais alta, tendo batido se patamar histórico no mês passado, fechando outubro de 2018 valendo mais de 4 mil dólares. Diante desse cenário, a compra e venda da própria moeda pode ser umas fonte de lucro.

Alguns especialistas em mercado financeiro acreditam que essa enorme valorização da moeda é uma “bolha” econômica e, se estourar, o valor do BitCoin irá despencar. Já outra corrente acredita que com o aumento dos adeptos a alta de sua valorização é uma tendência.