Acredito que muitas cervejarias pelo mundo já estejam usando a Inteligência Artificial (IA) para melhorar a produtividade. Mas usar a IA para aprimorar sabor e para criar novas receitas, com certeza, isso é bem novo.

APRIMORAR

Os fundadores da cervejaria IntelligentX, foram buscar inspiração em meio a números e análises de dados, que são usados para embasar as decisões do Marketing, para melhorar também o seu produto. E criaram a primeira cerveja do mundo que usou algoritmos de IA e Machine Learning (ML) para ajudar a ajustar suas “brejas”.

A IntelligentX criou quatro tipos diferentes de cerveja

  • Black AI;
  • Golden AI;
  • Pale AI;
  • Amber AI.

E a partir dai, pedem aos clientes que entrem no site e respondam 10 questões sobre a cerveja que experimentam.

As respostas já geraram mais de 100 mil pontos de dados, que são processados ​​por um algoritmo AI e, em seguida, o cervejeiro decide se deve ou não atender ao conselho do algoritmo.

A IntelligentX criou quatro tipos diferentes de cerveja com o uso de Inteligência Artificial

A IntelligentX criou quatro tipos diferentes de cerveja

De acordo com reportagem da Forbes, a Inteligência Artificial não é usada para substituir o mestre cervejeiro, mas para dar a ele um material rico para aprimorar a cerveja, ou seja, com dados, ele tomará decisões melhores.

Personalização – Por sua vez, a empresa, no futuro poderá ser capaz de produzir uma cerveja com base em uma receita personalizada de acordo com as preferências do cliente.

A Carlsberg, cervejaria com sede na Dinamarca iniciou um projeto de impressão digital em parceria com a Microsoft, a Universidade de Aarhus e Universidade Técnica da Dinamarca.

Todos os dias, eles criam 1000 amostras diferentes de cerveja e esperam que o Projeto de Impressão Digital da Cerveja mude a forma como novas são fórmulas são criadas.

O projeto conta com sensores que são capazes de reconhecer a impressão digital de cada sabor e analisar as diferentes leveduras.

Um sistema de Inteligência Artificial faz a analise dos dados gerados pelos sensores e baseada em informações também serão capazes de criar novos sabores.

Além disso, o sistema vai permitir que as novidades cheguem mais rápido ao consumidor e com a garantia de maior qualidade.

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ACIMA DA MÉDIA

A Champion Brewing fez diferente. A cervejaria usa o machine learning (ML) em uma projeto desenvolvido em parceria com uma empresa de ML, a Metis Machine.

O projeto reuniu as 10 marcas mais vendidas nos Estados Unidos e as 10 melhores IPA (cervejas amargas com alta concentração de lúpulos, extremamente aromáticas, refrescantes e fáceis de beber).  Ai, com base nos dados, o algoritmo determina a melhor receita para se chegar ao melhor IPA do mundo.

Com o uso da Inteligência Artificial estão criando e testando cervejas diferenciadas.

Com o uso da IA estão criando e testando uma rede de cervejas diferenciadas.

Outra iniciativa está acontecendo a partir de um experimento que combina as cervejas Brewdog e com as cervejas melhores classificadas no Untapped (aplicativo para os amantes da cerveja).

Com o uso da Inteligência Artificial estão criando e testando uma rede de cervejas diferenciadas. O cliente classifica as cervejas da rede e a AI faz novas análises e gera dados valiosos para o mestre cervejeiro desenvolver e aprimorar a bebida.

Existe uma espuma perfeita?

Pois é, pesquisadores australianos estão em busca, não só da espuma perfeita, mas da melhor cerveja, para isso criaram um vídeo do RoboBEER derramando uma cerveja e avaliaram, o tamanho do colarinho, a cor da cerveja e outros atributos.

Em seguida, mostraram o vídeo para os participantes e coletaram as opiniões sobre a clareza e qualidade da cerveja.

Os pesquisadores também gravaram sua reação enquanto observavam RoboBEER despejar. Uma máquina de IA analisou os fatores biométricos registrados pelos participantes da pesquisa enquanto assistiam ao vídeo.

Ao todo são 28 RoboBEER coletando dados biométricos conectados por uma rede neural para determinar o que os pesquisados  pensam  sobre a cerveja ante mesmo de provarem a bebida ou respondessem perguntas.

A rede neural foi capaz de prever com precisão de 80% se alguém gostava da altura do colarinho de uma cerveja.

A equipe também descobriu que eles poderiam prever com 90 % de precisão a simpatia de uma cerveja usando apenas os dados do RoboBEER.

 Fonte: Forbes