Clipping na Nuvem – Sabe a lógica do Google: Quanto mais você posta conteúdo relevante, melhor ranqueado você é para a plataforma. Esse contexto está ganhando o mundo real na China.

Já pensou você ganhando desconto nos juros de um banco só por que é um cidadão que atravessa na faixa? A Folha e O Estado comentam essa lógica chinesa em que o comportamento e as cidades estão sincronizando cada dia mais e categorizando boas e más pessoas com punições e bonificações.

Aí se a moda pega no Brasil… Mas tem algo a se aprender com isso tudo e nem temos que ficar impressionados. Todos já somos monitorados.

Já que a moda é unir cidade e tecnologia, a Folha e OESP trazem artigos e matérias falando sobre impactos no comportamento e na evolução tecnológica no Brasil.

Tem muita matéria, de hoje e deste final de semana. Bora correr para deixar você por dentro de tudo que acontece no nosso Mundo Digital e do Empreendedorismo.

Clipping na Nuvem fica por aqui e até amanhã com as matérias publicadas nos principais jornais do Brasil.

Por Carol Lagoa

 

SAÚDE NA NUVEM

O ESTADO DE S. PAULO – Sua ficha de saúde agora na nuvem – A medicina do futuro já começa a definir o presente de alguns países e impor novas estratégias. Leia mais

 

PENA DIGITAL

FOLHA DE S. PAULO – China aposta em ranking para monitorar bons e maus cidadãos – A China já conta, ainda em fase de testes, com um placar de pontuação para avaliar “bons e maus” comportamentos do cidadão, nos planos social, político e econômico, com punições e recompensas definidas pelo Partido Comunista. Leia mais

 

O ESTADO DE S. PAULO – Nem na China nem aqui – o blog do Fausto Macedo, do OESP trtaz um artigo de Cassio Grinberg também sobre as penas digitais da China – Trata-se de realidade, não de uma série da Netflix: a China começou a implementar oficialmente o sistema de ‘crédito social’ anunciado em 2014, por meio do qual, até 2020, pretende ranquear seus cidadãos por bom comportamento. Leia mias

 

Prédios de Shenzhen são iluminados em ato dos 40 anos das reformas  Thomas Suen 4dez18Reuters

TECNOLOGIA E CIDADES

FOLHA DE S. PAULO –Tornar as cidades inteligentes é fundamental, mas elas precisam ser mais humanas – As cidades são formadas por estruturas urbanas que envolvem os edifícios e todos os sistemas físicos que as compõem, obviamente, além das pessoas. Contudo, se a forma como essas pessoas se relacionam entre si, com a cidade e seus equipamentos não é universal, é possível afirmar que as cidades inteligentes não devem ser estruturadas considerando apenas a tecnologia, mas também as pessoas que as habitam e suas especificidades. – Leia mais

 

O ESTADO DE S. PAULO – A energia como estratégia no planejamento econômico-social – Neste contexto, gestores e governantes precisam planejar e criar políticas públicas com ideias inovadoras que, segundo o professor da Universidade Harvard, Edward Glasier, só serão concretizadas pela indústria de tecnologia (3). Mas qual a relação entre aumento da população urbana mundial, indústria da tecnologia e eletricidade? Leia mais

 

 

CHINA

FOLHA DE S. PAULO – No sul da China, Delta do Rio das Pérolas é laboratório para recriar ‘Singapuras’ pelo país –  O projeto significa integrar centros urbanos, para acelerar um crescimento econômico movido a inovações tecnológicas e faraônicas iniciativas em infraestrutura. Leia mais

 

FOLHA DE S. PAULO – China inova em nome de crescimento e controle após 40 anos de reformas – Tecnologia de ponta a serviço do governo e criação de “super-regiões capitalistas”, espelhadas no sucesso econômico de Singapura, despontam como ferramentas do Partido Comunista para desafiar previsões de que a modernidade inocularia democracia e implodiria a alquimia inaugurada em 1978. Leia mais

 

O ESTADO DE S. PAULO – Não caia no “Argumento da China” do Facebook – Tim Wu, The New York Times – Ao longo do último ano, Mark Zuckerberg, do Facebook, e outros líderes tecnológicos americanos lançaram um alerta ríspido àqueles que querem ver mais concorrência no setor. É mais ou menos assim: “Nós sabemos que cometemos erros. Mas será que vocês não percebem que, se nos prejudicarem, estarão entregando o futuro para a China? Diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, o governo chinês dá apoio a suas empresas de tecnologia, porque sabe que a competição é global e quer vencer”. Leia mais

 

PORTUGAL

FOLHA DE S. PAULO – Novo avião tem WhatsApp grátis nos voos entre Portugal e Brasil – A partir do último sábado (15), passageiros voando entre Portugal e Brasil pela Tap podem trocar mensagens gratuitamente usando o WhatsApp e outros aplicativos de mensagens de texto. O serviço de wifi livre está disponível tanto para viajantes da classe econômica como para os da executiva. Leia mais

 

FAKE NEWS

FOLHA DE S. PAULO – ‘É preciso mapear as redes que estão espalhando fake news’, diz jornalista filipina premiada. Leia mais

 

DEEP FAKE?

FOLHA DE S. PAULO – Cenário de notícias falsas ainda vai piorar com o avanço das ‘deep fake‘ – Muitos imaginaram que, passado um período de maturação, a eleição de Donald Trump nos EUA e a vitória do “brexit” no Reino Unido se transformariam em vacinas fortes o suficiente para evitar a repetição de fenômenos semelhantes. Em 2018, segundo esse raciocínio, as fake news já não teriam lugar de destaque. Leia mais

 

CENÁRIOS DA FOLHA

FOLHA DE S. PAULO – Confira quem bombou e quem causou em 2018 –  a Folha preparou um especial sobre 2018. Acompanhe e veja se você concorda

 

MARKETING DIGITAL

FOLGA DE S. PAULO – Gestão de redes é o novo MBA – Pouca gente já percebeu, mas uma das habilidades mais importantes que qualquer empresa precisa ter atualmente é saber gerir comunidades.A ideia de “cliente” está se tornando obsoleta. Os consumidores de uma determinada empresa, marca, serviço ou produto são hoje redes sociais. Isso muda tudo. Especialmente do ponto de vista de gestão de negócios. Para entender o conceito, é só pensar que qualquer empresa hoje tem de se enxergar como um “influenciador”. Leia mais

 

FOLHA DE S. PAULO Marketing de conteúdo triplica em 1 ano o acesso a empresa pela internet – – Mais barato que as campanhas de publicidade convencionais, o marketing de conteúdo pode ajudar a conquistar novos clientes. A estratégia consiste em usar as redes sociais para falar sobre o universo da marca sem citar diretamente os produtos vendidos. Leia mais

 

O influenciador Rainer Souza, gerente de desenvolvimento da Safra no estúdio da Bayer Foto Felipe Rau Estadão

O ESTADO DE S. PAULO – A Bayer vai atrás das ‘estrelas’ do agronegócio – Um dos erros mais comuns no marketing no mundo atual, segundo especialistas, é pensar a internet como uma mídia de massa. Na verdade, o digital é o oposto disso. É um lugar que os usuários moldam à sua própria imagem, interesse e valores. “Há uma questão de identificação”, diz Bia Granja, fundadora da Youpix, aceleradora da indústria de criadores digitais. Em um dos últimos relatórios da empresa, apareceu a forte tendência de explicação de nichos. Ou seja: para falar com um determinado público, é necessário entendê-lo e estar próximo dele. Leia mais

 

BOLSONARO

FOLHA DE S. PAULO – Bolsonaro e a democracia digital – Opinião de Gaudêncio Torquato. Jornalista, professor titular da USP e consultor político.  – Trata-se de uma estratégia que revela as restrições que o grupo vitorioso faz à mídia clássica, assim retratada pelo vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão: “aquele processo antigo de comunicação, via filmetes, propagandas tradicionais, será abandonado… a mídia digital é o método fundamental para conseguirmos nos comunicar, muito mais que essas propagandas que gastam rios de dinheiro”. Leia mais

 

CARREIRA

VALOR ECONÔMICO – Maratonas garimpam talentos de tecnologia – O crescimento anual de três dígitos nos últimos sete anos faz com que a empresa de entrega de comida pela internet iFood tenha um elevado número de vagas em aberto constantemente. Leia mais

REDES SOCIAIS

O ESTADO DE S. PAULO –  ‘Redes sociais deixam sociedade mais vulnerável‘ – Em livro, criador do termo “realidade virtual” argumenta que serviços têm modelo de negócios nocivo para sociedade; autor diz que mídias sociais ajudam eleger líderes autoritários e carentes. Leia mais

 

PROVEDORES

VALOR ECONÔMICO – Pequenos provedores de internet ganham espaço nas capitais do país . Leia mais

 

E-COMMERCE

FOLHA DE S. PAULO – Marcas de calçados artesanais elevam produção com venda online – Setor se recupera e deve crescer 4% em 2019; comércio físico é opção para dar uma cara à empresa – Leia mais

 

VAREJO

O ESTADO DE S. PAULO – Plano da Pernambucanas é ocupar espaços antes da concorrência – A concessão do crédito, que antes demorava 40 minutos, agora está sendo realizada em sete”, diz Borriello, que mandou instalar conexão Wi-Fi grátis nos pontos de venda para que o consumidor cativo da rede não tenha de se preocupar com o plano de internet ao buscar ofertas e serviços. “As classes C e D podem não ter os smartphones mais chiques, mas sabem usar muito bem o celular.”  Leia mais

 

 

EMPREENDEDORISMO

FOLHA DE S. PAULO – Cursos livres ensinam a descobrir clientela e a controlar fluxo de caixa – Não importa o tipo nem o tamanho do negócio. De uma loja de sapatos a uma startup milionária, o empreendedor que quer abrir uma empresa ou expandir uma marca precisa de capacitação constante. A questão é o que estudar e de que forma. Leia mais

 

FOLHA DE S. PAULO – Feira, parceria e rede social ajudam novas empresas a atrair consumidor  – Para conquistar os primeiros clientes, os empreendedores apostam em ações nas redes sociais, parcerias com outras marcas, participação em eventos do setor e, claro, o bom e velho boca a boca. Leia mais

 

FOLGA DE S. PAULO – Imitar mundo dos games é forma simples para empreendedor fidelizar cliente – Oferecer desafio ao consumidor é tática antiga, mas ganha importância em ambiente digital. Leia mais

 

SATÉLITES

O ESTADO DE S. PAULO – Cientistas celebram grandes avanços na miniaturização de satélites – A frota da Planet Labs faz parte de uma tendência à miniaturização. Menores, os satélites ficam menos caros e mais acessíveis. Durante anos, o espaço foi dominado pelos Estados Unidos e pela União Soviética. Seus projetos eram imensos: foguetes tinham a altura de um prédio de vinte andares. Satélites chegaram ao tamanho de um ônibus. Satélites espiões abriam antenas quase tão grandes quanto um campo de futebol. Leia mais