Oi pessoal!

A CES (feira de Inovação de Las Vegas) que me desculpe —  lá continua rendendo muita inovação — , mas o papo de hoje é a Apple.

Enquanto muita gente acha que a maior preocupação da Apple é a China, especialistas dizem que o fato dos clientes do IPhone demoraram cada vez mais para trocar seus aparelhos é que deve ser o ponto de alerta da marca.

Na verdade, acredito que é uma junção dos dois fatores, aliado a falta de inovações que justifique a troca e os altos custos para aquisição de um aparelho novo.

E a briga é boa. Não só os chineses. Tem concorrência de todos os lados.  Sumsung, Motorola, Asus, LG, Sony todos estão cada vez mais, investindo em novas tecnologias.

E olha isso, antes de fechar o clipping de hoje a IstoÉ Dinheiro me manda esta matéria. Venda anual de smartphones retrai pela primeira vez na história

Ótimo argumento para fechar com chave de ouro nossa analise de cenário.

 

E você? Com que frequência troca seu aparelho?

 

Boa leitura…

Carol Lagôa

 

 

APPLE

O ESTADO DE S. PAULO – Qual é o maior problema da Apple?

Para colunista do ‘NYT’, maior desafio não é a China, mas os usuários que não veem necessidade de comprar um aparelho novo

O ESTADO DE S. PAULO – Apple, que lança três modelos por ano, não tem conseguido convencer clientes de que inovações valem a compra de novos aparelhos

 

CELULARES

ISTOÉ DINHEIRO – Venda anual de smartphones retrai pela primeira vez na história

Apple e Samsung são os maiores exemplos desta quebra no mercado. A produtora do iPhone viu as suas ações derreterem quase 10% na última semana após o anúncio de diminuição das expectativas de comércio de aparelho, enquanto a companhia sul-coreana deve registrar queda de 30% no comércio de celulares nos últimos meses de 2018.

Venda anual de smartphones retrai pela primeira vez na história

 

CES

FOLHA DE S. PAULO – Montadoras reduzem entusiasmo com carros autoguiados durante a CES

A primeira onda de tecnologias para carros autoguiados está quase pronta para chegar ao mercado —mas algumas montadoras de automóveis e empresas de tecnologia já não parecem tão ansiosas para dar o salto.

A mudança de clima ficou evidente nesta semana na CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, que se tornou uma passarela anual para a exposição das tecnologias que estão transformando o setor automotivo.

 

 

RÁDIO ELDORADO – O Computador quântico sob a visão de Etevaldo Siqueira

Diretamente de Las Vegas, na CES, o especialista em tecnologia fala das possibilidade e da complexidade que o computação quântica pode representar.

 

 

O ESTADO DE S. PAULO – CES 2019: Brasileiro cria sistema para cadeira de rodas ‘movida a sorrisos’

Plataforma da Hoobox, criada por Paulo Pinheiro, utiliza reconhecimento de expressões faciais para comandar movimentos de dispositivo; empresa já recebeu investimento do Albert Einstein

 

 

O ESTADO DE S. PAULO  – O que acontece em Las Vegas não fica mais em Las Vegas

A chave virou. Não, nada disso. Vamos começar de novo: como as chaves estão desaparecendo dos automóveis e precisam “virar” cada vez menos para ligar o motor, digamos que o botão mudou. Num passado muito recente, diante de algum lançamento de automóvel, esperávamos por informações como potência do motor, quantas marchas ele tinha e quantos segundos ele precisava para chegar a 100 km/h. Pois a Consumer Electronic Show, CES, que começou ontem e vai até sexta-feira, dia 11, em Las Vegas, nos EUA, esse tipo de informação não tem mais relevância. Ou tem muito menos do que tinha antes.

 

O computador Q System One da IBM exposto na CES 2019

 

QUÂNTICO

FOLHA DE S. PAULO – IBM revela primeiro computador quântico integrado

são feitos de diversos elementos: câmaras reforçadas para armazenar os bits quânticos, ou qubits, que lidam com a computação; tanques de hélio líquido e outros equipamentos criogênicos, para manter os qubits em temperatura próxima do zero absoluto; e racks de componentes eletrônicos para controlar a ação dos qubits e “ler” seus produtos, tudo isso conectado por centenas de metros de cabos.

 

 

GOVERNO

Radio Eldorado – Tecnologia e o Setor Público

Entrevista com Djalma Andrade, VP para setor público da Microsoft Brasil, Diogo Bezerra, secretário da Fazenda da Cidade de Caruaru e Renato Cruz, comentarista de Tecnologia para ràdio Eldorado. A primeira edição do ano da Start da Eldorado debateu ontem a noite um tema bem interessante: Como tecnologias, como internet das coisas, blockchaisn uso de dados em dados em nuvem e inteligência artificial estão ajudando a gestão da máquina pública a, sobretudo, em questões ligadas a arrecadação,  sonegação de impostos e maior transparência para o contribuinte.  Os entrevistados trazem exemplos.

 

 

RH

O ESTADO DE S. PAULO – Futuro VP de tecnologia do BB era sócio da Stone, concorrente da Cielo

Fábio Barbosa, futuro vice-presidente de tecnologia do Banco do Brasil, tem experiência no setor como antigo sócio da adquirente Stone. Embora seu nome ainda conste nos documentos societários dessa empresa, ele não ocupa cargo efetivo desde julho do ano passado. Barbosa também já vendeu suas ações na Stone, que abriu capital na bolsa de tecnologia Nasdaq em meio às eleições presidenciais no Brasil.

 

 

GOOGLE

VALOR ECONÔMICO – O Google pode vencer a luta para nunca mais te esquecer

O Google e outros mecanismos de busca não devem ser obrigados a estender o “direito ao esquecimento”, conferido aos cidadãos da União Europeia, a sua ferramenta de busca em todo mundo, informou o advogado-geral do Tribunal de Justiça da União Europeia (UE), Maciej Szpunar, nesta quinta-feira (10).

 

VALOR ECONÔMICO – Google vai barrar anúncios que atrapalham navegação a partir de julho

O navegador Chrome, do Google, vai bloquear, a partir de 9 de julho, formatos de anúncios que atrapalham a navegação do internauta no Brasil e em outras partes do mundo.