Conhece alguém que vive com a memória do celular cheia? Não tem espaço para baixar novos aplicativos, fazer atualizações ou até mesmo tirar uma simples foto. Vai me dizer que você é essa pessoa? Não acredito.

Pessoas que vivem sem memória no celular para realizar as tarefas corriqueiras podem ser consideradas um acumulador virtual.

Em uma pesquisa realizada pela Western Digital, nos Estados Unidos. 56% dos entrevistados revelaram que recebem mensagens de alerta com frequência. Sobre a falta de espaço para armazenamento no celular. De acordo com o estudo, um a cada quatro participantes afirmaram manter fotos antigas e apps que não foram acessados mais de uma vez nos últimos seis meses.

No Brasil, a realidade não soa distinta, nós conhecemos ao menos uma pessoa que passa por isso. Segundo o psicólogo Vitor Friary, as pessoas se tornam acumuladores por acreditarem que aquelas informações ou fotografias serão valiosas no futuro. Ou talvez, as pessoas encontrem nesses arquivos valores sentimentais, acreditando que apagar do aparelho é deletar o ocorrido da memória.

Um problema real sobre este tipo de comportamento é que a pessoa que encontra dificuldade em organizar os arquivos no celular. Pode também acarretar desorganização na vida particular e profissional. Para o psicólogo Diogo Bonioli, fundador do Instituto de Saúde Mental e do Comportamento. O acumulador apresenta uma característica dominante: ele perdeu o auto controle da organização. Sendo assim, é necessário analisar quais fatores levaram a pessoa a agir desta maneira.

 O que leva uma pessoa a ser um acumulador virtual?

 

Fatores emocionais, psicológicos e afetivos estão diretamente ligados a este tipo de atitude. É preciso raciocinar para entender de fato o que leva a pessoa a ter tanto apego ao lixo eletrônico, diz a psicóloga Marilene Kendhi, especialista em psicologia clínica e psicossomática.

O objetivo de rever as prioridades é reorganizar o modo de ver o acumulo virtual, a fim de trazer a organização à tona novamente.

No início pode parecer difícil. Mas depois de começar a limpeza virtual e ver que o desempenho do aparelho melhora e você pode realizar as tarefas com mais tranquilidade. E será possível perceber que nem tudo é preciso estar ao alcance das mãos. As fotos especiais, você pode guardar na nuvem, no pen-drive ou em um HD externo e ainda assim, não há a necessidade de ter tantas fotos parecidas.

O quesito prioridade também pode ser encarado com seriedade, afinal não existe razão para manter aquilo que não se utiliza.

Aplicativos que auxiliam na organização

Para ajudar você a vencer esse problema, existem alguns aplicativos que podem auxiliar as tarefas e deixar o dia-a-dia mais prático. Entre eles estão: o  Wunderlist que permite ao usuário criar listas para todos os tipos de afazeres. Além de ser gratuito e disponível iOS, Android, Windows e Kindle; o Evernote que possui mais recursos para anotações, compartilhar com outros usuários é um deles; além do OneDrive que conta com armazenamento gratuito na nuvem, podendo ajudar a liberar espaço no aparelho.

Existem várias  maneiras de organizar as tarefas, inclusive a de fazer a limpa no telefone. É importante sempre estar de olho nos aplicativos não usados e deletar as fotos antigas. Anote tudo e mão na massa!

 

Até a próxima!