Workshop Segurança e transformação digital reuniu profissionais nesta quarta-feira, em São Paulo.
O evento foi totalmente gratuito, com o objetivo de ajudar empresas a darem saltos tecnológicos, não só no uso de ferramentas inovadoras, mas também promover aumento da produtividade, a partir de um ambiente colaborativo.
Segurança e transformação digital – A Witec It Solutions e Alliance Group promoveram nesta quarta-feira (20/03), o Workshop “Segurança e transformação digital como ativo estratégico da empresa”, que aconteceu na sede da Confirp Contabilidade, em São Paulo.
O evento foi desenvolvido com o objetivo de sanar dúvidas e orientar profissionais e empresas, principalmente da área Financeira, que estão no processo de transformação digital, ou mesmo, que se encontram diante de gargalos causados pelos avanços tecnológicos.
O Workshop foi precedido por um Welcome Coffee no terraço Confirp, momento no qual os convidados puderam tomar café da manhã e fazer network.
Falando em Nuvem
O ciclo de palestras foi conduzido pela Digital Influencer da área de TI e criadora do Blog “Falando em Nuvem” – Carol Lagôa e contou com 2 palestrantes principais que falaram sobre as maiores ameaças virtuais e como proteger-se delas.
Confirp Digital
A Confirp Contabilidade abriu as palestras, contando sobre a transformação digital que a empresa está passando: hoje, apenas 3% dos clientes da Confirp ainda fazem a troca de informações através de papel. A esmagadora maioria, envia suas informações, notas fiscais e documentos contábeis de forma totalmente digital, através do portal “Confirp Digital”. A transformação digital é uma das formas mais práticas de trazer eficiência para os trabalhos.
ECO IT e Cyber Security
CEO da empresa especializada em segurança digital ECO IT e autointitulado “hacker do bem” Vinícius Durbano foi o primeiro a falar e explicou que vazamentos de dados e Ransomwares são os tipos de ameaças que tem tido maior incidência quando tratamos de malware (vírus):
“O Brasil é o 2º país que recebe mais ameaças de ransomware no mundo e 51% das empresas brasileiras já foram vítimas de algum tipo de ataque digital.”
RANSOMWARE
Ransomware é um software malicioso (malware) que infecta o computador atingido, bloqueando o acesso do usuário às informações da máquina e exigindo o pagamento de um “resgate” para que esse acesso seja liberado.
As 2 principais formas de contrair e espalhar o ransomware é por envio de e-mails infectados ou invasão de redes e sistemas vulneráveis.
Essa é uma das razões que faz o backup dos seus arquivos ser tão importante – é uma das formas de você proteger seus documentos – mas não é o que blinda suas contas da ameaça.
O especialista deixou 3 lições:
- Invista sempre em pessoas e processos de segurança (nesta ordem!);
- Dinheiro não compra saúde, nem segurança;
- Preço e prazo se negociam, confiança, não!
Como se preparar rapidamente
Prevenção não é o suficiente, a segurança das empresas deve ser estruturada de forma estratégica, com planos tanto de prevenção das ameaças (anti-vírus, softwares, protocolos de segurança, etc) como a empresa deve ter, também, planos de contingência no caso de ataque.
Os ataques estão cada vez mais sofisticados, mutando em uma velocidade mais rápida do que podemos nos proteger, então, a questão é: Não é “SE” você vai ser atacado, e sim “QUANDO”.
Camillo Seguros
A Camillo Seguros, seguradora credenciada pelo Grupo Alliance, fez uma participação especial contando um pouco sobre seu novo produto que é uma apólice de seguro contra roubo e vazamento de dados, que cobre tanto os prejuízos da empresa segurada, quando os danos civis causados à terceiros, este que, em alguns casos, pode ultrapassar (e muito) o valor do pagamento da apólice.
Witec It Solutions
O CEO da Witec It Solutions, Marco Lagôa foi o fechou o Workshop apresentando boas práticas e ferramentas adequadas para melhorar a produtividade da empresa e proteger os dados.
OFFICE 365
O pacote do Office 365 da Microsoft é uma ferramenta completa quando o assunto é segurança em armazenamento de dados e serviços em nuvem.
Desde backups automatizados pela ferramenta sugerida pela Microsoft: Dropsuite, passando pela comunicação interna e reuniões por videoconferência todas gravadas em cloud pelo App Teams, até a biblioteca de arquivos e gestão de projetos compartilhados pelo App Sharepoint.
Marco também destacou a importância das políticas internas de segurança de cada empresa, pois muitas vezes o vazamento de dados e abertura de rede se dá por falta de atenção ou conhecimento dos próprios funcionários.
Prevenção e planejamento foram as palavras de ordem do dia!
Agradecemos a participação de todos e nos vemos no próximo evento!
—
Organização:
Apoio: